Pode-se dar leite ao seu gato?
Todos temos em mente as fotos, desenhos, gravuras e outras representações mostrando um gato bebendo leite. Mas será que o leite é realmente necessário para os gatos? E mais, o leite é bom para a saúde do gato? Na realidade, dar leite ao seu gato é uma crença popular que persiste. Explicações e dicas no nosso artigo.
Os Gatos Adultos Nem Sempre Toleram o Leite
Nem todos os gatos são fãs de leite. Pelo menos, alguns toleram, outros não digerem bem, e alguns são intolerantes e podem até ser alérgicos. Gatos adultos são mais alérgicos ao leite do que os mais jovens.
De fato, alguns gatos não assimilam o lactose ou as proteínas do leite. Estima-se que cerca de 50% dos gatos não toleram o leite (lactose).
A incapacidade de digerir o leite pode levar a vários distúrbios, incluindo:
- Diarreia particularmente líquida,
- Vômitos,
- Flatulências,
- E também coceiras.
Uma consulta para que o veterinário determine a causa exata dos distúrbios é necessária.
Se seu gato não apresenta intolerância nem alergia, então é possível dar a ele leite que não é parte dos alimentos tóxicos para o gato. Mesmo assim, é bom estar ciente de que o leite não é absolutamente necessário para os gatos.
O Gato Pode Beber Leite? Isso é Bom ou Ruim Para Eles?
Mesmo que não seja o alimento mais tóxico para os gatos, há várias razões pelas quais não é recomendado dar leite aos gatos, tanto para os filhotes quanto para os adultos.
O Gato é um Carnívoro
Em primeiro lugar, o gato é um carnívoro. Suas necessidades nutricionais devem vir principalmente de proteínas. Uma dieta com ração de boa qualidade ou alimentos úmidos fornecerá ao gato tudo o que seu organismo precisa.
Além disso, o leite chamado "de ordenha", seja leite de vaca, de cabra ou de ovelha, é muito gorduroso para o gato. O risco é o ganho de peso com as consequências que isso pode ter na saúde do animal. Isso é ainda mais verdadeiro para gatos que vivem dentro de casa e são pouco ativos.
Intolerância ao Lactose
Por fim, o gato pode ser incapaz de digerir o lactose: o açúcar do leite que o gato digere graças a enzimas, a lactase. Quando ele não tem mais isso, a digestão do leite se torna impossível.
O Que o Gato Órfão Bebe? Dê a Ele Leite Maternizado
Muitos donos de gatos pensam que dar leite ao seu companheiro é, se não uma coisa boa, pelo menos não ruim para sua saúde.
Até a idade de 4 semanas em média, o gatinho se alimenta do leite da mãe amamentando. Portanto, é importante não separar o gatinho da mãe antes dessa idade.
Iogurtes, Queijos... Além do Leite Para Gato, Pode-se Dar Produtos Lácteos ao Seu Gato?
De modo geral, os queijos são alimentos muito calóricos. Os queijos gordurosos devem ser evitados. Sua distribuição deve ser feita com moderação, apenas para um pequeno prazer ocasional. Isso também pode ser útil para facilitar a tarefa quando se precisa dar um comprimido ao gato. O comprimido pode ser escondido no meio. No entanto, cuidado, os gatos têm um bom nariz!
Qual Bebida Dar Ao Seu Gato? Água, Simplesmente!
O leite de vaca nunca deve substituir a água, a única bebida realmente indispensável para o gato.
Conclusão
O leite para gatos não é de todo necessário. Dar leite ao seu gatinho ou gato adulto pode até ser ruim para sua saúde. Se, no entanto, seu gato gosta de leite e o tolera bem, ou se você optar por um leite sem lactose projetado para gatos, não exceda o valor de uma colher de chá por dia. Como você faria com outras guloseimas, a distribuição deve ser feita com moderação.