site-logo

Por que meu gato está urinando fora da caixa de areia?

Por que meu gato está urinando fora da caixa de areia?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

O gato é conhecido por ser um animal extremamente limpo. Portanto, não há nada mais irritante do que surpreendê-lo urinando fora de sua caixa de areia. Um acidente pode ocorrer ocasionalmente, mas quando este comportamento persiste, significa que há algo errado e algo está perturbando o seu gato. Identificar a fonte desta desordem urinária é essencial para tentar eliminar este comportamento e, principalmente, para não ignorar um problema médico às vezes sério.

Meu gato faz xixi fora da caixa de areia: cuidado com a cistite!

A cistite é uma razão frequente de consulta veterinária em gatos. Nesta espécie, a patologia é primariamente causada pela presença de cristais ou cálculos urinários na bexiga, bem como pelo estresse, levando ao que se chama de cistite idiopática. As cistites infecciosas são muito mais raras e afetam principalmente gatos diabéticos ou com insuficiência renal.

Vários fatores podem favorecer o aparecimento de cistite em gatos:

  • Sobrepeso,
  • Sedentarismo,
  • Baixa ingestão de líquidos (o gato bebe pouco).

A desordem urinária é o primeiro sinal de cistite. Mas não é o único. Também se pode observar:

  • Dificuldade para urinar devido à dor. O gato doente se posiciona fora de sua caixa de areia, mas só consegue liberar algumas gotas de urina.
  • Hematúria, ou seja, a presença de sangue na urina é possível.
  • Abatimento, prostração e perda de apetite.

As complicações são possíveis, especialmente em gatos machos, pois seu ureter é muito mais longo e fino que o das fêmeas. Em caso de bloqueio, a bexiga continua a encher sem conseguir esvaziar-se: isso é chamado de bexiga distendida e é uma verdadeira emergência vital!

Uma consulta com o veterinário é indispensável para tratar corretamente a cistite em gatos. E é melhor não demorar. Não há necessidade de entrar em pânico sempre que seu gato urina fora da caixa de areia, mas é essencial ter essas noções em mente para monitorá-lo bem e não perder tempo em caso de sinais suspeitos.

Talvez seu gato tenha um problema com sua caixa de areia

Não podemos enfatizar o suficiente, os gatos são animais extremamente limpos que, além disso, detestam quando suas pequenas rotinas são perturbadas. Então, obviamente, se algo está errado com a caixa de areia deles, há uma boa chance de seu gato decidir urinar em outro lugar.

Caixa de areia muito suja

Seu gato é uma criatura refinada! Então, se sua caixa de areia não estiver limpa, não há chance dele ir lá para fazer suas necessidades. Para evitar que seu gato urine em outros lugares da casa, o melhor é limpar sua caixa de areia o mais frequentemente possível.

Idealmente:

  • Remova diariamente as fezes, bem como as grandes poças de urina,
  • Limpe completamente a caixa uma ou duas vezes por mês.

Alguns gatos são mais "preciosos" do que outros, então cabe a você encontrar o ritmo de limpeza que se adapta ao seu pacotinho de pelos.

Caixa de areia de difícil acesso

Talvez o local onde você colocou a caixa de areia do seu gato não seja o mais adequado e ele não possa chegar lá quando quiser. Isso pode ser porque uma porta está fechada parte do dia ou porque a caixa de areia está em uma área muito frequentada. Seu gato tem, como você, o direito de ir ao banheiro como bem entender durante o dia, bem como a uma certa privacidade.

Portanto, o melhor é colocar sua caixa de areia em um lugar calmo, de fácil acesso e relativamente distante do seu canto de alimentação e descanso.

Um gato idoso que tem dificuldade em entrar em sua caixa de areia porque as bordas são muito altas pode de repente começar a urinar, e até mesmo a defecar, no chão. O problema vem da incapacidade do animal de fazer certos movimentos devido a dores articulares.

Número insuficiente de caixas de areia

Este problema afeta principalmente as pessoas que têm vários gatos em casa. Um número insuficiente de caixas de areia pode levar um gato a urinar em outro lugar da casa, pois todos os locais de eliminação já estão ocupados ou contêm odores indesejáveis.

Os especialistas recomendam ter em casa tantas caixas de areia quanto o número de gatos, mais uma adicional. Isso significa que, se você tem 2 gatos em casa, normalmente precisaria de 3 caixas de areia distintas, em diferentes locais da sua residência, para que tudo corra da melhor maneira.

Se você tem vários gatos e um deles decide urinar por conta própria, comece adicionando uma caixa de areia extra na sua casa para ver se isso resolve o problema.

Imagem de gato

Mudança súbita de substrato na caixa de areia

Como já mencionamos, os gatos raramente gostam que suas rotinas sejam perturbadas. Uma simples mudança no substrato da caixa de areia pode estressar o seu gato, que se recusará a usá-la e, portanto, terá que encontrar uma alternativa para fazer suas necessidades. Isso pode acontecer simplesmente mudando a marca da areia, pois o odor será diferente, ou mudando bruscamente de uma areia mineral para uma vegetal, ou vice-versa.

No caso de você querer mudar a areia do seu gato, faça-o gradualmente ao longo de vários dias para dar tempo ao gato de se acostumar. Durante este período de transição, misture as duas areias na caixa, aumentando gradualmente a quantidade do novo substrato.

Estresse e ansiedade, uma causa importante de desordem urinária em gatos

Tudo o que modifica a rotina do seu gato pode gerar um estresse ao qual nossos felinos domésticos são particularmente sensíveis. Quando seu animal não consegue mais gerenciar essas emoções negativas, comportamentos indesejáveis surgem: agressividade, miados constantes, higiene excessiva com perda de pelos... mas também desordem urinária!

Um gato que começa a urinar fora de sua caixa de areia pode simplesmente estar tentando lhe dizer que algo o está angustiando e perturbando em seu ambiente. Em gatos particularmente sensíveis, essa desordem se transforma em uma verdadeira cistite causada apenas pelo estresse.

Portanto, esteja particularmente atento se você:

  • Se mudar,
  • Adotar um novo animal de estimação,
  • Esperar um bebê,
  • Fazer reformas em sua casa,
  • Ir de férias...

Quando o estresse e a ansiedade são algumas das razões que levam seu gato a urinar fora de sua caixa de areia, é aconselhável usar soluções anti-estresse de forma natural para tentar acalmá-lo. As opções são muitas e permitem que você se adapte ao seu animal:

  • Difusores de feromônios ou de plantas com propriedades calmantes,
  • Suplementos alimentares anti-estresse,
  • Fitoterapia com colares ou pipetas spot-on...

A marca Goodbro, conceito store do bem-estar animal, oferece, por exemplo, entre outros, um conjunto de soluções anti-estresse para gatos, de marcas francesas, selecionadas por veterinários, sob a forma de difusor, spray, comprimidos, petiscos, colares e pipetas spot-on. Assim, você encontrará certamente a solução adequada ao seu animal para ajudá-lo a se sentir mais à vontade em suas patas e a lidar melhor com as mudanças do cotidiano.

Obviamente, quando estes produtos sem prescrição são insuficientes, consulte seu veterinário rapidamente. De fato, quanto mais o seu gato mantiver esse mau hábito, mais difícil será para ele perder.

O que não fazer se você surpreender seu gato urinando no chão

Independentemente da causa que leva o seu gato a urinar no chão em vez de na caixa de areia, nunca repreenda o seu gato. Afinal, ele não está fazendo isso de propósito para incomodá-lo ou por vingança. Ele está expressando um verdadeiro mal-estar ou até mesmo uma grande dor. Além disso, se você repreender o seu gato posteriormente, ele nem vai entender o motivo da sua irritação e isso o deixará ainda mais ansioso, o que só pode piorar a situação.

Obviamente, se você pegar seu gato no ato, pegue-o e coloque-o em sua caixa de areia para fazer com que ele entenda onde ele deve ir.

Um episódio de desordem urinária em gatos pode às vezes se estabelecer ao longo do tempo porque não conseguimos entender o que está incomodando o animal e nenhuma das medidas implementadas resolve o problema. Nesse caso, respire fundo e faça o melhor para proteger o interior da sua casa.

O que devo fazer se meu gato não urinar mais na caixa de areia?

Não demore para consultar o seu veterinário se o seu gato não parece estar no seu melhor e, especialmente, se:

  • Sangue é visível em sua urina;
  • Apenas algumas gotas de urina são liberadas quando ele se posiciona;
  • Outros sintomas estão presentes: perda de apetite, vômitos, prostração...

Nos outros casos, comece já fazendo um balanço sobre o estado da caixa de areia dele e veja se algo pode tê-lo perturbado. Você pode adicionar uma gota de água sanitária no fundo de sua caixa de areia para tentar atraí-lo, pois geralmente nossos felinos gostam desse cheiro.

Em caso de cistite verdadeira, uma mudança de alimentação pode ser recomendada pelo seu veterinário para evitar a formação de cristais na urina.

Outros artigos sobre o tema Gato