site-logo

Por que meu gato mia à noite?

Por que meu gato mia à noite?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Passando noites em claro por causa do seu gato? Os donos de felinos sabem bem, nossos amigos gatos são ativos à noite e dormem muito durante o dia. A razão? O relógio biológico deles não é o mesmo que o nosso. Gatos são animais noturnos, ativos durante a noite. Mas fique tranquilo, existem soluções para acabar com esses inconvenientes.

Por que meu gato mia à noite?

Primeiramente, é importante saber que cada gato é diferente. Portanto, não há uma única razão para os miados do gato durante a noite. Ao miar, o gato quer nos dizer algo e não apenas nos impedir de dormir! Para o gato, é um meio de comunicação com o humano e ele entendeu que certos sons atraem nossa atenção.

Se o seu gato começa a miar enquanto você dorme tranquilamente, pode haver várias razões:

  • A fome
  • O tédio
  • O desejo de sair
  • A solidão
  • Um sentimento de preocupação ou ansiedade
  • O costume
  • As flutuações hormonais

É claro, você conhece seu gato melhor do que ninguém. Se você acha que o miado é incomum, confie no seu instinto e não hesite em consultar o seu veterinário para ter certeza de que não está ignorando uma dor ou doença. Além disso, você ficará mais tranquilo e poderá pensar em encontrar soluções para acalmá-lo durante a noite.

Como fazer para que ele se acalme?

Se você já verificou que seu gato não está doente, então ele está te acordando à noite por outras razões. Então, como acalmar esses miados noturnos?

Na maioria das vezes, basta ignorá-lo, sem olhar ou falar com ele. Ele acabará se calando e deixará você terminar a noite.

Para o gato que tem fome, a solução é simples: pense em deixar uma pequena quantidade de ração antes de ir dormir. De fato, ao contrário dos humanos ou dos cães, o gato precisa beliscar pequenas quantidades de comida ao longo do dia... e da noite! Evite especialmente atender ao seu pedido levantando para lhe dar comida, pois caso contrário, ele vai repetir isso todas as noites!

O gato que mia à noite pode estar enfrentando estresse ou ansiedade. Você acabou de se mudar? Ou você mudou os móveis de lugar? Seu felino é muito sensível ao seu ambiente e isso pode ser suficiente para desestabilizá-lo. Ele perdeu seus pontos de referência e seus cheiros e começa a miar. Embora seja importante levar isso a sério, você também não deve levantar todas as noites para tranquilizar o seu gato, pois ele se acostumará e exigirá sua presença todas as noites. Tente passar mais tempo com ele durante o dia, dê-lhe atenção, brinque com ele, faça carinho. Para um gato angustiado, as flores de Bach ou os difusores podem funcionar bem e permitir que o gato se relaxe.

Imagem de gato

Se você acha que seu gato mia por tédio ou solidão (o que é ainda mais verdadeiro para um filhote), trata-se de mantê-lo ocupado o suficiente durante o dia, para que ele esteja cansado e deixe você descansar à noite. Se necessário, deixe à disposição brinquedos de inteligência para gatos ou qualquer outro tipo de brinquedo. Ele se manterá ocupado uma boa parte da noite e permitirá que você durma.

Adotar um segundo gato também pode ser uma solução. Assim, ele terá um companheiro para brincar e não estará mais sozinho. Tenha cuidado, no entanto, para preparar o encontro, especialmente se o seu gato for mais velho, para que isso não se transforme em uma guerra territorial!

Por fim, seu gato pode miar devido à flutuação de seus hormônios, especialmente em gatos que não são castrados. Seja macho ou fêmea, gatos que até então eram muito calmos, podem se tornar insuportáveis e miar insistentemente para se juntar a outro gato. A castração é a solução: permitirá que o seu gato fique muito mais calmo e, para as fêmeas, evitará as gravidezes indesejadas. O seu veterinário pode aconselhá-lo sobre as vantagens e o melhor momento para castrar o seu animal.

Você entendeu, seu gato chama a sua atenção miando. Se você responder, ele rapidamente entenderá que funciona e continuará com seus miados noturnos em detrimento do seu sono. Claro, se as pequenas dicas acima não funcionarem e toda causa física estiver descartada (dores), você também pode procurar a ajuda de um psicólogo para gatos.

Outros artigos sobre o tema Gato