site-logo

Por que o gato bate os dentes ao ver um pássaro?

Por que o gato bate os dentes ao ver um pássaro?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Esse barulho estranho que eles fazem

Já notou como seu gato faz um barulho estranho, quase como se estivesse batendo os dentes quando vê um pássaro? Será que isso acontece porque ele está frustrado por não poder capturar uma presa em potencial atrás da janela? O gato fica excitado só de ver um pássaro? Ou seria isso um truque para atraí-lo? Existem várias teorias que tentam explicar o porquê de os gatos baterem os dentes. Um estudo até tentou decifrar esse comportamento que ainda guarda muitos mistérios. Afinal, o que não faria um gato quando seus instintos de caçador se despertam?

O gato bate os dentes porque está com frio?

Quando sentimos frio, muitas vezes batemos os dentes, seja por causa da temperatura externa ou quando temos febre. Nossos músculos se contraem, tentando produzir calor.

Nos gatos, não observamos batimento de dentes devido a febre. Seriam mais tremores que poderíamos observar nesse caso.

O batimento de dentes em gatos acontece em outras ocasiões, especialmente quando ele avista uma presa, um pássaro, e não pode caçá-lo ou capturá-lo. Por exemplo, atrás de uma janela ou dentro de uma gaiola.

A excitação faz o gato bater os dentes?

É bem possível. Ali está uma presa diante de seus olhos. Isso o excita. Mas o problema é que, se o gato não está no jardim, aos pés de uma árvore, mas sim atrás de uma janela, qualquer ação se torna impossível.

O gato não tem como caçar: é a frustração que prevalece

Quão irritante deve ser para o gato ver um pássaro provocando-o bem diante de seus olhos. Na impossibilidade de intervir, o batimento de dentes do gato pode indicar uma forma de frustração.

Imagem de gato

Batimento de dentes do gato: e se fosse um truque?

Os gatos são inteligentes. Pesquisadores da Wildlife Conservation Society (WCS) tentaram ir além para encontrar uma resposta para o batimento de dentes dos gatos ao verem um pássaro.

Para isso, estudaram os margays. Também conhecidos como gato-tigre ou gato selvagem da Nova Espanha, esse pequeno felino é encontrado nas florestas tropicais da América Central e do Sul.

Segundo os pesquisadores que os observaram, os margays são capazes de imitar os gritos de alguns macacos do tamanho de um esquilo.

Para eles, seria o primeiro caso registrado de uma espécie de gato selvagem imitando os chamados de sua presa. "Isso é uma astúcia psicológica que merece mais estudos", disse um dos pesquisadores que participou do estudo.

Os gatos domésticos teriam então essa capacidade? O estudo realizado nas florestas amazônicas parece indicar que sim.

O gato bate os dentes por mimetismo de captura

Finalmente, a última hipótese que explica por que o gato bate os dentes ao ver um pássaro seria o mimetismo.

De fato, quando um gato captura uma presa, ele quebra as vértebras cervicais. Isso impede que um pássaro capturado fuja ou machuque o gato com seu bico; a morte da presa é quase instantânea. Para fazer isso, o gato faz um movimento de vai e vem com a mandíbula ao redor do pescoço de sua vítima, semelhante a uma serra.

Reproduzindo esse movimento por mimetismo instintivo ao ver um pássaro que não pode capturar, o gato emite então esse ruído característico "crepitante", como se estivesse batendo os dentes.

Outros artigos sobre o tema Gato