Quais são os benefícios da erva de gato?
Sob o nome de erva para gatos, escondem-se várias variedades. A mais conhecida é a Catnip (Nepeta Cataria), que também é chamada de "hortelã para gatos", devido ao seu odor. Também é comum ouvir-se dizer que a erva para gato deixa o gato um pouco louco. Mas o que realmente acontece? Quais são os benefícios da erva para gatos? Onde encontrá-la?
As diferentes variedades de erva para gatos
Existem várias ervas para gatos, que são plantas aromáticas. A mais conhecida é a catnip. Pode ser encontrada selvagem em áreas rochosas.
É uma planta perene com uma altura de 20 a 30 cm. Para o gato, é um poderoso desestressante, fonte de bem-estar, mas também um estimulante.
O gato não come esta erva, ele a cheira ou se rola nela para se apropriar de seu odor.
Os brotos de gramíneas ou de cevada são hastes tenras com propriedades digestivas. O gato consome esses brotos jovens para melhorar seu trânsito intestinal e se purgar.
Quais são os efeitos da erva para gatos?
A erva para gatos não é apenas um "gadget", mas atende a uma verdadeira necessidade do seu felino. Seu primeiro efeito é facilitar o trânsito intestinal.
O gato ingere muitos pelos quando se lambe para se limpar. A maioria é eliminada pelas vias naturais, mas nem todos!
Os pelos restantes acumulam-se no estômago e formam bolas de pelos (também chamadas tricobezoares) que o seu gato expulsa mais frequentemente por vômitos. Mas pode acontecer de o seu sistema digestivo ficar obstruído se ele não expulsar o suficiente. Ele corre então o risco de uma obstrução intestinal, uma emergência veterinária.
A erva para gatos facilita a digestão e ajuda a regurgitar melhor essas bolas de pelo, evitando assim graves problemas de saúde.
Isso é ainda mais útil para gatos de apartamentos ou interiores, que não têm acesso a um jardim para consumir gramíneas.
No que diz respeito à catnip, a erva que os gatos adoram, ela tem mais um efeito euforizante, pois atua no sistema nervoso. Isso provoca no seu gato uma sensação de bem-estar, um efeito relaxante.
Em alguns felinos, as reações podem às vezes parecer estranhas (esfregar-se de maneira incomum, rolar no chão, começar a correr...). Não se preocupe, não há nenhum perigo para o seu animal e isso desaparece após alguns minutos.
Qual uso para a erva para gatos?
A erva para gatos pode ser usada em primeiro lugar para facilitar o trânsito intestinal do seu animal e ajudá-lo a regurgitar as bolas de pelo que se formam no estômago e podem causar graves problemas de saúde se não forem evacuadas.
A catnip pode ser usada para atrair a atenção do seu gato para um local específico. Por exemplo, você pode esfregar a planta no arranhador dele para evitar que ele arranhe seus móveis.
Atraído pelo seu odor irresistível, o seu felino certamente obedecerá. No entanto, tenha cuidado para não usá-la com muita frequência, o que faz desaparecer o efeito estimulante.
Cultivar erva para gatos: é possível?
Sim, e é muito fácil de cultivar! Você pode encontrar as sementes em lojas de jardinagem.
Os brotos de gramíneas exigem pouca manutenção. Você pode semear as sementes ao longo do ano, em vaso, no interior. A germinação é rápida, regue regularmente para que permaneçam bem verdes e deixe o seu gato consumir as hastes, conforme sua necessidade.
Você pode cultivar catnip em vaso ou em terreno aberto, preferencialmente em solo seco e rochoso. Deve ser semeada na primavera com uma exposição ao sol pleno para esta perene. Pouca rega é necessária. Seu gato pode assim consumir a erva para gatos do seu jardim conforme seu desejo.