site-logo

Qual a diferença entre o gato europeu e o gato de rua?

Qual a diferença entre o gato europeu e o gato de rua?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

O gato europeu, renomeado European Shorthair em 2007, se assemelha muito ao gato de rua. Quais são as diferenças entre o gato europeu e o gato de rua? E o que caracteriza este gato entre os preferidos dos franceses? As respostas neste artigo.

Gato Europeu: Uma Raça de Evolução Natural

O gato europeu, também chamado de European Shorthair, é uma das raças de gato mais antigas. Ele descende diretamente do gato doméstico comum. É por isso que é confundido com um gato que não é de raça pura.

Foi de forma bastante natural que a raça evoluiu, sem que realmente se prestasse atenção a ela. Até o dia em que os amantes de gatos se interessaram por este gato e por sua criação, com a implementação de um trabalho de seleção baseado em critérios bem definidos pelo seu padrão.

O gato europeu gradualmente ganhou seu prestígio e, finalmente, juntou-se ao grupo dos destacados. Em 1983, a raça foi reconhecida. O gato europeu é, portanto, definitivamente um gato de raça.

O Gato Europeu Não Deve Se Parecer Com Nenhum Outro!

Alguns dirão que o gato europeu tem menos panache, estilo do que um gato de pelo longo, por exemplo, ou que tal ou qual outro gato de raça. Mas o que o distingue é precisamente que ele não se parece com nenhum outro.

No entanto, as coisas não são tão simples, pois muitos ainda o confundem com um gato de rua (foto acima).

E para aqueles que ainda duvidam, basta consultar o seu padrão de raça. A descrição é muito clara: "A criação do Europeu é baseada no fato de que se trata de um gato que não é diferente, do ponto de vista anatômico, do gato doméstico comum de pelo curto. Ele não deve se parecer com nenhuma outra raça existente." Caso contrário, isso poderia ser eliminatório no contexto de um concurso em exposição felina de beleza.

Imagem de gato

O Gato Europeu É Fácil De Conviver

O gato europeu tem uma boa natureza. É fácil de conviver e se adapta a todos os tipos de lugares, desde que se respeite sua natureza.

O European Shorthair é sociável e pode facilmente coexistir com outros gatos ou cães, desde que estes últimos não venham "perturbá-lo" ou "procurá-lo". Mas cuidado com aqueles que ousam pisar no seu território.

O gato europeu é às vezes um pouco independente. Isso está nos seus genes. Mas ele é muito próximo de seus donos. Brincalhão, ele vai gostar de uma vida no jardim. Se ele tiver um, ele pode até mostrar seus talentos de caçador! Ele é muito ágil.

Em um apartamento, ele também encontrará seu lugar. Então, será necessário permitir que satisfaça sua necessidade de se exercitar.

Ele é um gato rústico que não apresenta problemas de saúde específicos. Claro, será necessário proteger contra parasitas internos (vermes) e externos (pulgas, carrapatos...), vermifugar regularmente de acordo com seu estilo de vida e as recomendações do seu veterinário, e manter as vacinas que o protegem de doenças em dia. E isso se ele tiver acesso ao exterior ou não.

Para enfrentar os custos veterinários em caso de acidente e/ou doença, um seguro saúde para gatos permitirá gerenciar o orçamento de saúde de seu companheiro tranquilamente, sem se preocupar e certificando-se de poder oferecer-lhe os melhores cuidados possíveis em todas as circunstâncias. Solicitar uma cotação é gratuito e não te compromete em nada.

Outros artigos sobre o tema Gato