site-logo

Que equipamentos são necessários para receber um filhote de gato?

Que equipamentos são necessários para receber um filhote de gato?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Ao adotar um gatinho, você está adicionando um novo membro à sua família e à sua casa. E para garantir que ele seja o mais feliz possível, você fornecerá a ele todos os equipamentos necessários para sua vida diária. Você precisará planejar a compra e a instalação de todos os acessórios antes que o gatinho chegue em casa! Se você está se perguntando "O que devo comprar para o meu gatinho?", aqui está uma lista dos itens essenciais que você precisará para recebê-lo.

O que comprar para um filhote de gato: transporte

A primeira peça de equipamento de que você precisará, mesmo antes da chegada do filhote, é um transportador para filhotes. Independentemente de onde você pegar o seu gatinho (criador ou abrigo), você precisará de um equipamento para levá-lo para casa.

Há uma grande variedade de transportadores para gatos à sua escolha. Você pode escolher entre cestas de transporte e engradados, ou bolsas mais ou menos rígidas. Em todos os casos, opte por um modelo seguro e resistente que possa ser reutilizado em outras ocasiões.

Há várias situações em que você precisará transportar seu gato:

  • consultas veterinárias anuais
  • viagens para o destino de férias, se você decidir levar o gato com você
  • transporte para um canil de embarque, se necessário
  • As caixas de transporte com portas de malha são resistentes e fáceis de limpar.

Nunca deixe um gato ou outro animal solto em seu carro! É proibido e perigoso para o motorista e para o próprio animal em caso de acidente ou freada brusca.

O que você precisa comprar para alimentar um gatinho adequadamente?

Tigelas

Seu gatinho, é claro, terá direito a sua própria área de alimentação. A maneira mais fácil é criá-la na cozinha. É possível colocá-la em outro lugar, desde que seja silencioso (sem tráfego constante) e de fácil acesso.

Você precisará comprar várias tigelas:

  • Uma para ração.
  • Uma para comida úmida (patê).
  • Uma para água, bastante pesada (cerâmica, por exemplo). Você pode substituí-la por um refrigerador de água.
  • Tigelas de reserva!

Para um gatinho, a coisa mais fácil a fazer é colocar as tigelas diretamente no chão (ou em um tapete protetor). As tigelas elevadas, que são adequadas para gatos adultos ou grandes, são menos adequadas para gatos jovens...

Você deve lavar as tigelas todos os dias para manter a higiene perfeita!

A comida

Certifique-se de que você tenha um suprimento de ração para gatos para não ser pego de surpresa! Escolha alimentos especialmente adaptados para gatinhos. Os gatinhos não têm as mesmas necessidades nutricionais dos gatos adultos. Seu veterinário poderá aconselhá-lo!

Quando você adota um filhote de gato de um criador ou de um abrigo, ele deve ser desmamado. Portanto, ele estará acostumado a comer alimentos sólidos e não será necessário dar leite.

Descubra o que ele estava comendo antes de ser adotado:

  • continuar com os mesmos produtos, se eles forem adequados
  • ou mude para um alimento mais adequado, de acordo com seu veterinário e com um período de transição.

O que você deve comprar para a higiene do filhote?

Uma das áreas essenciais para um gato ou gatinho é o banheiro. Isso inclui uma bandeja de areia (aberta) ou uma casa de banho (fechada). Dentro dela, você encontrará uma camada de areia para gatos adaptada às características do seu animalzinho.

Por exemplo, evite areia que seja muito empoeirada. Elas podem causar problemas respiratórios, especialmente em raças braquicefálicas (Persa, British Shorthair, Himalaia, etc.).

Imagem de gato

Com relação ao recipiente, seja ele fechado ou aberto, escolha um modelo que seja de fácil acesso para as patinhas do seu gatinho. Se as bordas forem muito altas e ela tiver que se esforçar para entrar, ela poderá procurar outro lugar para se aliviar...

Assim que seu gatinho chegar, mostre a ela a bandeja de areia. Arranhe a caixa de areia com sua mão para que ele entenda o que é. Na casa do criador, da mãe ou de um abrigo, ele já terá tido a chance de usar a bandeja sanitária.

Complete o equipamento com :

  • Uma pá para remover as fezes e os torrões de areia todos os dias,
  • um saco de areia para simplificar a troca da areia e a limpeza da caixa.

Além disso, independentemente do tamanho de sua casa, coloque a caixa de areia o mais longe possível da área de refeições.

A área de brincadeiras e atividades

Árvore para gatos e poste para arranhar

Quando não estão dormindo, os gatos jovens se alimentam e brincam. Se ele tiver acessórios suficientes para brincar, ele se afastará dos outros objetos da casa!

Os dois primeiros itens em sua zona de atividade são a árvore para gatos e o poste para arranhar. Eles serão ainda mais úteis se seu gato viver exclusivamente dentro de casa.

A árvore para gatos tem várias partes para atender às necessidades do gatinho: um esconderijo, um tronco para arranhar, plataformas para ficar de olho nos arredores, um brinquedo pendurado... Ao colocá-la ao lado de uma janela ou bay window, você também pode satisfazer a curiosidade do gatinho!

Quanto ao poste para arranhar, você pode colocá-lo onde seu gatinho começou a arranhar: em frente ao canto de um sofá, encostado em uma parede, etc.

Você também encontrará produtos para comportamento e treinamento de gatos, principalmente repelentes. Borrife-os nas áreas que você precisa proteger, prestando atenção especial às instruções de uso.

Brinquedos

Brincar é uma parte importante da vida e da educação de um filhote de gato. Ao dedicar tempo durante o dia para brincar com seu gatinho, você pode fortalecer seu vínculo. Você também estará respondendo às necessidades dele (caçar, correr, etc.) e mostrando a ele o que não deve fazer, como não mastigar ou arranhar sua mão.

Além disso, se você mora em um apartamento, pode oferecer ao seu gatinho a chance de ter um mínimo de atividade física e evitar que ele fique entediado.

Os brinquedos para gatos podem ajudá-lo a fazer exatamente isso! Há vários modelos para você escolher:

  • bolas
  • varas de pescar
  • ratos de tecido ou de sisal
  • brinquedos com sinos
  • Jogos de raciocínio
  • Brinquedos que dispensam alimentos ou guloseimas...

Acessórios para dormir

O que você deve comprar para um gatinho descansar?

Você provavelmente sabe que os gatos tendem a escolher os locais mais adequados para dormir... Pode ser uma prateleira em um armário, uma cadeira confortável...

No entanto, ao receber um gatinho em sua casa pela primeira vez, ofereça a ele um ou mais locais para dormir que ele terá todas as chances de adotar. Para isso

Escolha um cesto para gatos confortável e macio: os gatinhos dormem cerca de 20 horas por dia! Escolha uma cama adequada ao tamanho do gatinho, de modo que não seja muito grande, com a perspectiva de comprar uma maior quando o gato atingir a idade adulta.

A cama deve ser de fácil acesso para o gatinho, portanto, não deve ter bordas ou apenas bordas finas. Embora os gatos gostem de dormir no alto, os filhotes ainda não têm a capacidade de pular muito alto... Portanto, evite colocar a almofada em uma altura que seu amiguinho não conseguirá alcançar! Coloque a almofada em um local silencioso, longe de ruídos, sem correntes de ar, perto de um radiador no inverno... Se o seu gatinho aceitar facilmente a cama, não a troque e não mude o local!

Produtos de higiene e cuidados

O que você deve comprar para cuidar de um filhote de gato?

Como você sabe, os gatos se limpam lambendo-se. Os gatos bebês aprendem esse ato com a mãe. No entanto, há algumas medidas que você pode tomar para ajudá-lo a aperfeiçoar a higiene: a escovação é uma delas.

Você precisará de um pente para desembaraçar os nós, remover os pêlos mortos e eliminar quaisquer parasitas externos, como pulgas. Uma escova para dar brilho ao seu gato!

Para um gato de pelo longo, recomenda-se uma sessão de escovação diária... Para outros gatos, a escovação semanal é suficiente. Você precisará escovar com mais frequência quando o gato estiver na muda.

Ao escovar seu gatinho regularmente, você evita que ele engula muitos pelos mortos quando se lambe. Isso reduz a formação de bolas de pelo no estômago.

Você também pode contribuir para o bem-estar e a boa saúde do seu gatinho vermifugando-o e aplicando um produto antiparasitário. Esses cuidados serão ainda mais úteis se ele passar parte de seus dias ao ar livre.

Planejando com antecedência a compra dos diferentes equipamentos e acessórios de que seu gatinho precisará, você poderá recebê-lo nas melhores condições possíveis!

Outros artigos sobre o tema Gato