site-logo

Seu gato é exigente? Não, ele quer comer bem!

Seu gato é exigente? Não, ele quer comer bem!
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Pesquisadores britânicos e australianos afirmam, após um estudo, que não é apenas porque seu gato é exigente... ele quer simplesmente se alimentar bem.

Um estudo publicado na revista científica Royal Society Open Science assegura que, se os gatos são exigentes em relação ao conteúdo de seu prato, não é apenas porque eles são difíceis, mas porque seriam capazes de perceber a quantidade de gordura e proteínas nos alimentos.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores britânicos e australianos ofereceram a gatos diferentes tipos de alimentos e observaram suas reações.

Neste estudo, foram preparados 3 pratos com diferentes composições de proteínas e gorduras. Foram adicionados 3 tipos de sabores mais ou menos apreciados pelos gatos: peixe, coelho e laranja.

Os gatos querem se alimentar bem!

Embora os gatos tenham gostado inicialmente dos alimentos com "sabor de peixe", eles mudaram sua escolha inicial posteriormente.

"Os gatos começaram escolhendo sua comida baseados no sabor, mas, após entenderem a composição nutricional dos diferentes pratos, passaram a escolhê-los com o objetivo de alcançar um equilíbrio ideal de proteína/gordura, sem levar em conta o sabor", assegura Adrian Hewson-Hughes, um dos autores do estudo publicado na revista científica.

Portanto, os gatos querem se alimentar bem! Ter boas quantidades de proteínas e gorduras em sua dieta. Os gatos seriam capazes de fazer uma seleção que lhes permitisse alcançar um equilíbrio particular de proteínas e gorduras, independentemente do sabor.

Imagem de gato

Eles também podem desenvolver neofobia alimentar, assim como as crianças. Ou seja, uma recusa em experimentar alguns alimentos ou grupos alimentares, por medo de comer e tentar novos pratos!

"Isto significa que os gatos podem se recusar a experimentar alimentos novos ou simplesmente diferentes de sua comida habitual. O que pode fazê-los parecer animais exigentes", confirma novamente Adrian Hewson-Hughes.

Mas como os gatos fazem essa distinção?

Mas como os gatos domésticos conseguiriam discernir a composição de um prato? Segundo outras pesquisas, os gatos domésticos são capazes de "perceber a amargura em um nível molecular, o que lhes permite escolher seus alimentos com uma precisão incrível"!

Uma sensibilidade do paladar que poderia, portanto, explicar em parte sua capacidade de determinar a proporção de proteína/gordura quando comem. Os gatos prefeririam obter cerca de 50% de sua energia da gordura e 50% de sua energia das proteínas… Mas os cientistas ainda precisam determinar como exatamente os gatos são capazes de detectar essas proporções!

"Temos muito ainda a fazer antes de entender completamente todos os fatores que influenciam as escolhas nutricionais dos gatos", conclui Adrian Hewson-Hughes. Mas uma coisa é certa, segundo ele: a comida ideal para gatos consiste em uma proporção de proteína/gordura, mas também um cheiro, sabor e textura ideais. Enfim, exatamente como para os humanos!

Outros artigos sobre o tema Gato