site-logo

Cães e gatos: por que eles têm todas essas manias?

Cães e gatos: por que eles têm todas essas manias?
CN
Por Patricia, especialista no tema Animais generalista

Além dos hábitos que o cão ou o gato vai adotar – e aprender – com seu dono, às vezes eles adotam atitudes que têm o dom de nos irritar! Mas de onde vêm essas manias e como explicá-las?

Ritmos e Rotinas

Cães e gatos adotam, em alguns casos, rituais facilmente. No momento da alimentação, da distribuição de petiscos, dos passeios, dos jogos, etc.

São hábitos que vêm do comportamento de seus próprios donos e dos quais ambos desfrutam.

Esses comportamentos se repetem regularmente, em momentos quase fixos do dia. Como se tivessem um relógio na cabeça!

Manias e Atitudes "Inatas"

Mas também existem manias e atitudes que são “innatas”. Estas são como que enraizadas em seus genes e eles herdaram naturalmente de seus ancestrais.

Algumas dessas atitudes podem irritar os donos.

Esconder o Próprio Cheiro

Um exemplo seria o ato de se rolar em algo morto ou em decomposição!

Isso inclui a coprofagia (o cão que come suas fezes). Ou ainda, o fato de que, uma vez lavado com o melhor dos shampoos, ele terá apenas uma vontade: se rolar na terra ou, pior, no que houver de mais malcheiroso ou nauseante, como um animal morto, por exemplo!

Para esta última mania, que é o resultado de um comportamento ancestral, o cão tenta mascarar seu cheiro ou um cheiro que não lhe agrada, como aquele deixado por um shampoo ou uma colônia... mesmo que tenha sido especialmente formulada para ele. E que nosso olfato apreciaria!

Imagem cachorro gato

Limpeza do Leito

O cão gira em círculos em sua cama antes de se deitar. Ele encontra nisso um meio de acalmia, uma espécie de ritual antes de dormir.

Mas se ele arranha mais ou menos vigorosamente o local onde vai dormir, é também para afugentar os indesejáveis que poderiam se encontrar ali! Verminoses, serpentes, insetos, etc., que outrora picavam seus ancestrais que não tomavam essa precaução indispensável.

O Gato "Tricoteiro" e o Amassar

Pode ser doloroso para o dono. Mas o gato, ao amassar o braço dele ou outra parte do corpo, encontra um prazer certo. Isso é evidenciado pelo ronronar que acompanha essa "mania".

Quando era pequeno, ele fazia o mesmo com sua mãe no momento da amamentação. O gatinho assim massageava a mama com as patas, uma maneira ideal para estimular a lactação!

Isso também é para o gato que vai repetir crescendo este “gesto” com seu dono, uma maneira de se comunicar.

Seus coxins têm de fato glândulas que vão secretar feromônios, marcando assim seu território.

Mas isso também pode ser sinal de um estresse que o gato tenta aliviar através desta atitude.

O Cão ou Gato "Sugador de Lã"!

O gato, assim como o cão, pode também mamar em um pedaço de tecido, enquanto amassa o mesmo. Isso é chamado de Wool Sucking Syndrome (síndrome do sugador de lã). Isso pode indicar uma forma de hiper apego ao dono ou ainda um estresse.

Se o amassar ou massagear se tornar realmente incômodo, é possível discutir isso com o veterinário. Pois isso também pode indicar um distúrbio de comportamento. Esse distúrbio pode resultar de um desmame prematuro.

Outros artigos sobre o tema Geral