site-logo

Cães e gatos: você acredita nestes mitos?

Cães e gatos: você acredita nestes mitos?
CN
Por Patricia, especialista no tema Animais generalista

Uma compilação de ideias errôneas... que são difíceis de desaparecer.

O gato passa a pata atrás da orelha: vai chover

Verdadeiro ou falso, cabe a você decidir!

O gato mais eficaz que o sapo e que a previsão do tempo! O gato faz sua higiene pessoal, simplesmente, e sempre faz isso com muita dedicação.

No entanto, parece que gatos, assim como cães ou outros animais, são sensíveis às variações de carga estática ou ao campo magnético, etc. Isso pode explicar por que eles são capazes de sentir certos eventos como desastres naturais.

Um gato preto cruza nosso caminho, é um sinal de azar

Isso é uma superstição persistente. Até hoje, alguns gatos pretos têm dificuldade de encontrar donos (especialmente aqueles em abrigos) por causa da cor de seu pelo! O gato sempre foi objeto de superstições, às vezes malignas, às vezes símbolos de boa sorte. Tudo depende do país e da época. Ao contrário da França, por exemplo, gatos brancos eram considerados de mau agouro na Inglaterra!

O gato ou o cão come grama, ele está se purgando

Falso. Isso não deve dispensar o tratamento de cães e gatos contra vermes intestinais (vermes de cão e de gato) que podem ser responsáveis ​​por muitas doenças, algumas transmissíveis aos seres humanos.

Uma vermifugação (até 4 vezes por ano) garantirá a boa saúde do animal, protegendo também as pessoas ao seu redor.

O cão abana o rabo, ele está feliz

Isso não é totalmente falso. Mas ele também pode abanar o rabo quando sente emoções menos "alegres". A ideia de que o abanar do rabo só ocorre quando o cão está feliz é semelhante ao ronronar do gato, um som que ele também emite em outras circunstâncias.

O cão ou gato lambe a ferida, é um antisséptico

Na verdade, não! A cavidade bucal do cão ou do gato contém bactérias e não é recomendado deixá-los lamber feridas. Em caso de lesão, é melhor impedir que possam lamber a ferida. Isso também se aplica a feridas humanas, com o pretexto de que ajudaria na cura... mais uma ideia errada que persiste.

Meu cão está ofegante, ele está com sede

Talvez ele realmente esteja com sede. Mas o cão, que não transpira como nós pelos poros, ofega principalmente para regular sua temperatura. Diante de um cão ou gato que adote esse comportamento, é importante ser vigilante, especialmente no verão, com o risco de insolação, uma verdadeira emergência veterinária.

Dar açúcar a um cão vai deixá-lo cego

Imagem cachorro gato

Dar açúcar ao seu cão não é recomendado. É melhor fornecer petiscos adequados. Mas o açúcar não causa cegueira, nem "faz" os olhos do cão lacrimejarem. No entanto, pode ser a causa do diabetes, uma doença que realmente pode afetar os olhos e a visão, assim como nos humanos.

Se dar bem como cão e gato ou incompatibilidade de temperamento

Impossível generalizar. Há cães que se dão perfeitamente bem com gatos e vice-versa. Existem até gatos que dominam seus colegas de casa!

Meu cão ou meu gato tem o nariz seco, ele está doente

Um nariz seco não é necessariamente sinal de doença. Mas ainda assim requer vigilância e a opinião de um veterinário, especialmente se acompanhado de outros sintomas ou comportamentos (perda de apetite, apatia...). Da mesma forma, um nariz úmido não significa que o animal esteja em perfeita saúde, especialmente se houver corrimento e dependendo da natureza deste.

Um gato sempre cai de pé

Nem sempre e longe disso! Em uma queda, o gato pode adotar uma posição "paraquedas": patas esticadas para amortecer o choque ao chegar ao solo. Mas as consequências de uma queda podem ser mais ou menos graves. Elas vão desde traumatismos (fraturas dos membros posteriores ou anteriores, do nariz, da mandíbula, dos dentes) a lesões cranianas, passando por lesões internas: ruptura do baço, da bexiga, do fígado. Estas últimas nem sempre são perceptíveis imediatamente. Por isso, uma queda representa uma emergência veterinária. Meu cão monta em um brinquedo, um travesseiro ou a perna de uma pessoa, ele está obcecado Falso. É por dominação que o cão age dessa forma.

Esse comportamento de dominação é observado desde a tenra idade, nos filhotes, mas também nas fêmeas. O dono deverá então reorganizar a hierarquia. Ele pode fazer isso com a ajuda de um veterinário comportamentalista.

Meu cão fez xixi na casa, eu coloco o nariz dele para puni-lo!

Nada disso para traumatizar o cão e apenas piorar a situação. Um cão só deve ser repreendido se for pego em flagrante. Em caso de "esquecimento", o dono deve evitar limpar na frente do animal. Ao se abaixar e ficar à altura do cão, isso pode ser interpretado como um jogo, o que incentivará a repetir o ato.

Minha cadela ou minha gata deve ter pelo menos uma vez filhotes

Cães e gatos, machos e fêmeas, podem viver perfeitamente bem sem nunca terem filhotes. Isso não os frustrará. A esterilização reduz significativamente o risco de desenvolvimento de tumores. Também é importante considerar o destino dos filhotes ou gatinhos em caso de chegada de uma ninhada.

Outros artigos sobre o tema Geral