site-logo

Clima: meu cachorro ou gato é alérgico?

Clima: meu cachorro ou gato é alérgico?
CN
Por Patricia, especialista no tema Animais generalista

O Impacto das Mudanças Climáticas e Alergias

Prevê-se que o número de casos de alergias possa explodir nos próximos anos. As alergias sazonais deixaram de ser um problema exclusivo da primavera devido ao aquecimento global. Nem cães nem gatos estão mais seguros do que os seres humanos e também podem sofrer com alergias.

"Hoje em dia, as estações do ano estão indefinidas!", era comum ouvir quando o clima não correspondia ao "normal". Atualmente, conhece-se o culpado: a mudança climática, agora um tópico recorrente. Ela afeta a natureza entre outras coisas, desregulando as estações e o ritmo das florações. Isso resulta, com temperaturas particularmente amenas no inverno, como as que conhecemos atualmente, bem como a falta de chuvas em algumas regiões, em favorecer o retorno dos pólens à atmosfera. O risco de alergias já é considerado elevado, e algumas pessoas são mais sensíveis do que outras.

Cães e Gatos Não Estão a Salvo das Alergias

Cães e gatos também podem sofrer de alergias. Espirros, coceiras, dificuldades respiratórias, olhos vermelhos, corrimento nasal, e até reações dermatológicas são sinais que podem indicar uma alergia.

A alergia em cães e gatos pode ser desencadeada por contato, mas também por inalação mais frequentemente. Cães e gatos frequentemente farejam o ar ou o chão. Isso não ajuda na situação dos que são predispostos a alergias. Mas, como evitar? Isso seria uma missão impossível e não valeria a pena tentar!

Imagem cachorro gato

Gramíneas e Resinosas: os Culpados das Alergias

As gramíneas (mais de 9.000 espécies) e resinosas são os grandes culpados das alergias, dependendo do seu estágio de maturação. As gramíneas, polinizadas pelo vento, são a principal causa do que chamamos de "febre do feno". Além disso, algumas plantas também abrigam ácaros, que também são fontes de alergias.

Testes e Tratamentos para Cães e Gatos Alérgicos

Quando um cão ou gato apresenta sintomas de alergia, é recomendado visitar um veterinário para que ele possa determinar a causa (poeira, mofo, picadas de pulgas e/ou insetos, certos alimentos, etc. podem desencadear uma alergia) e estabelecer o tratamento mais adequado (cortisona, anti-histamínicos...) para aliviar o animal e evitar os riscos de infecções secundárias.

Testes podem ser realizados para descobrir exatamente a quais substâncias cães e gatos são alérgicos, assim como é feito com os humanos, e até mesmo iniciar um tratamento de dessensibilização. Isso tem um custo, assim como os tratamentos estabelecidos, especialmente porque as crises tendem a se multiplicar... e perdurar por toda a vida do animal.

Um seguro saúde para cães ou um seguro saúde para gatos permite o reembolso das despesas veterinárias incorridas de acordo com a apólice escolhida pelo proprietário.

Medicinas Alternativas ao Resgate de Cães e Gatos Alérgicos

Tratamentos menos invasivos podem se mostrar eficazes a longo prazo, como a homeopatia. Existem veterinários especializados nessa área com quem se pode consultar. No caso da homeopatia, assim como qualquer outro tratamento, a automedicação é desaconselhada.

Outros artigos sobre o tema Geral