site-logo

Como e por que escovar bem o seu cão ou gato?

Como e por que escovar bem o seu cão ou gato?
CN
Por Patricia, especialista no tema Animais generalista

Independentemente de terem pelos curtos ou – ainda mais – pelos longos, é importante escovar seu cachorro ou seu gato. Isso evita, dependendo da natureza do pelo do animal (curto, encaracolado, liso, etc.), a formação de nós. Além disso, uma boa escovação, especialmente intensificada durante o período de troca de pelo, eliminará, se necessário, o subpelo morto ou as impurezas que possam se alojar em sua pelagem. Isso também é benéfico para a circulação sanguínea. Pegue suas escovas, pentes, rasqueadeiras... e comece! Aqui estão todos os nossos conselhos e dicas para entender por que e como escovar seu cachorro ou seu gato.

Acostume rapidamente seu cachorro ou seu gato à escovação

Não deixe que seu companheiro sinta a escovação como uma imposição ou punição. Para isso, acostume-o desde tenra idade.

Proceda suavemente e faça disso um jogo, um momento de conexão. Também é uma maneira de detectar a presença de parasitas. Isso pode incluir uma recompensa. Cuidado! Seu cão ou gato logo entenderá isso e esperará e pedirá por isso! Pode ser melhor ao seu gosto do que um carinho ou elogios, embora você não deva também ser "mesquinho" com eles.

Quando escovar seu cachorro ou seu gato?

Regularmente, pois não devemos esquecer que os pelos de cães e gatos crescem e morrem constantemente. Isso é um fenômeno normal.

Uma queda de pelo realmente excessiva, acompanhada ou não de outros sinais (vermelhidão, problemas dermatológicos, etc.) deve incentivar o proprietário a consultar um veterinário para garantir que essa queda anômala não seja a consequência de um problema de saúde. Neste caso, o problema poderia ser coberto pelo seguro saúde para cão ou seguro saúde para gato, se o proprietário tiver contratado tal seguro, dependendo da fórmula escolhida.

Fora dos períodos de troca de pelo, a escovação pode ser feita sempre que necessário... não há regra, exceto manter a consistência. Um animal obeso ou doente pode ter dificuldades em se limpar.

Durante os períodos de troca de pelo, a escovação deve ser feita diariamente. Cães, mas especialmente gatos que vivem permanentemente em apartamentos, podem perder pelo durante todo o ano, pois são menos sensíveis às variações de temperatura devido ao aquecimento de sua casa. Durante a troca de pelo, ela durará mais ou menos, devido às temperaturas.

De qualquer forma, não espere que os nós se formem. Com uma pelagem abundante, nem sempre é fácil detectar sua presença à primeira vista.

Imagem cachorro gato

Os nós não são apenas feios, mas também dolorosos para o animal. Um desembaraço regular do pelo e/ou do subpelo previne sua formação. Caso contrário, você será forçado a cortá-los – o que não é nem um pouco agradável nem para você nem para seu companheiro –, ou mesmo levá-lo para ser tosado. Em algumas raças, o desembaraço não é necessário, como é o caso dos pelos curtos

O desembaraço e a escovação também devem ser feitos antes de lavar o animal com um shampoo apropriado, pois o contato com a água apenas "empacota" os nós que podem estar presentes.

Por que escovar seu cachorro ou gato mais durante o período de troca de pelo?

Você sabe disso ou vai entender muito rapidamente!

Cães e gatos têm 2 períodos de troca de pelo por ano: no outono e na primavera. E cada vez, para estas duas estações, é a mesma coisa.

Durante os períodos de troca de pelo, o pelo cai muito mais, até de forma abundante e impressionante, dependendo da raça do seu companheiro, independentemente da natureza de seu pelo. Seus sofás, poltronas, tapetes, seu ambiente, mas também o local de descanso do animal lhe agradecerão.

Claro, a troca de pelo não é igual em todos os cães e gatos. Há pelos que formam bolotas, outros que se prendem nos tecidos. A higiene da casa está em jogo.

Quais são os benefícios da escovação?

A escovação assegura o bem-estar, o conforto sem esquecer... a beleza do seu cão ou do seu gato. O subpelo impede a pele de respirar bem. A escovação é um excelente meio de promover a circulação sanguínea: outro dos seus benefícios.

O gato faz questão de se limpar! O problema é que ele pode ingerir bolas de pelo que se formam no intestino ou no estômago, chamadas tricobezoares.

Alimentos ou suplementos alimentares podem ajudar a eliminar as bolas de pelo, que normalmente saem nas fezes. De qualquer forma, a escovação do gato ajuda a evitar, além dos nós, que as bolas de pelos ingeridas sejam fontes de problemas: vômitos, constipação, obstrução intestinal...

Lembre-se: um pelo fosco pode ser sinal de má alimentação ou de uma doença. Não hesite em falar com o seu veterinário.

Quais acessórios usar para escovar seu cachorro ou seu gato?

Isso depende, mais uma vez, da natureza do pelo do seu cão ou gato. À escolha: escova, escova massageadora, escova de nylon, escova de pelos de javali, pente, carda, rasqueadeira, desembaraçador, shedder (um acessório destinado a remover o pelo morto e secar o cão após um banho)...

Você pode, claro, confiar seu animal a um tosador se você deseja uma escovação e um corte respeitando o padrão de sua raça. Mas isso não é uma obrigação. Nem todos os cães e gatos são... estrelas de exposição!

Outros artigos sobre o tema Geral