Como e quando lavar seu cachorro ou gato?
Quando se utiliza um shampoo adequado, é possível lavar o seu cão ou gato sempre que necessário. Quanto mais cedo ele se acostumar, mais fácil será a manutenção.
A Importância do pH Apropriado
O pH dos cães e gatos é diferente do dos humanos. Por isso, é essencial usar apenas shampoos adequados. Não há uma regra estabelecida quanto à frequência de lavagens. Uma vez por mês, em média... ou mais. Na verdade, tudo depende de quanto sujo está o pelo. Existem diferentes produtos disponíveis, de acordo com o tipo de pelo.
Antes de Lavar: Desembaraçar
Para cães e gatos de pelo longo, é indicado um bom desembaraço antes de proceder à lavagem. Os emaranhados e nós também devem ser cortados antecipadamente.
O Banho
O banho não é sempre uma experiência agradável, especialmente para o gato, e o dono deve tomar certas precauções para evitar arranhões ou mordidas. Nos cães, geralmente, acontece de forma bastante tranquila. Em todos os casos, quanto mais cedo você acostumar seu cão ou gato a ser lavado, mais fácil pode ser o processo.
O Processo de Lavagem
Deve-se proceder com delicadeza e verificar primeiro se a água não está muito quente (nem muito fria). As ações não devem ser bruscas e é totalmente possível tranquilizar o animal falando com ele gentilmente.
- Molhar, Esfregar, Enxaguar e Secar: Depois de bem molhado (evitando olhos e ouvidos), aplica-se o produto (na linha do costas) e esfrega-se bem. Sem esquecer a barriga, patas, pescoço... Um tempo de pose de alguns minutos pode ser recomendado.
- Enxágue: Um bom enxágue deve eliminar todo o produto. Uma segunda aplicação de shampoo se o cão ou gato estiver realmente sujo pode ser feita, sempre seguida de um bom enxágue (a água deve ficar clara, indicando que todo o shampoo foi removido).
Secagem
O cão ou gato frequentemente tem o reflexo de se sacudir, mas isso não é suficiente para a secagem. Este será o último passo de um bom banho. Pode-se usar uma toalha ou mesmo um secador de cabelos, atentando para a temperatura do ar. Não aproxime demais o aparelho do corpo do animal e não dirija o ar para a sua cabeça. Quando a temperatura externa está baixa, o animal pode ser mantido aquecido (a estação quente é propícia, pois pode facilitar a secagem). De qualquer forma, cuidado ao sair após o banho, já que não é raro ver o animal se rolando – e, portanto, se sujando novamente – depois de lavado! O que definitivamente frustra os donos...
Um condicionador adequado, novamente de acordo com o tipo de pelo, pode ser usado. Por fim, em animais idosos ou convalescentes, pode-se usar um shampoo a seco. Peça conselhos ao seu veterinário e sua equipe. Vale mencionar que é possível adquirir o shampoo do seu companheiro no veterinário através do pacote de prevenção contido em algumas formas de seguro saúde animal (seguro para cães, seguro para gatos).