Como medir a temperatura do seu gato?
Se você perceber que seu pequeno felino está abatido ou com menos apetite, pode ser útil medir sua temperatura. A febre é frequentemente um sintoma de doença. Nos gatos, a temperatura normal é de 38.5°C. Ela pode variar entre 38°C e 39°C sem motivo para preocupação. Verificar a temperatura do seu gato é, na verdade, bastante fácil. O que é menos fácil, é a reação do seu animal! Por isso, é recomendado pedir ajuda. Então, como fazer para medir corretamente a temperatura do seu gato? Aqui vão nossas dicas.
Como Medir a Temperatura de um Gato?
Você provavelmente já percebeu, manipular um gato não é tarefa fácil! Em geral, os gatos não gostam de ser tocados em algumas partes do corpo, como a barriga, as patas e o rabo. No entanto, se você o acostumar desde cedo, será mais fácil.
Para medir a temperatura, a forma mais confiável é através do reto. Recomenda-se o uso de um termômetro eletrônico, com ponta macia e leitura rápida, que pode ser facilmente encontrado em farmácias ou com seu veterinário.
Para evitar estresse, prepare seu material (termômetro, vaselina) antes de buscar seu gato e pense em uma toalha, que permitirá envolver o gato para facilitar a manipulação. É mais fácil se forem duas pessoas: uma segura o gato e a outra mede a temperatura.
Escolha um local calmo e não estressante para seu animal. Envolva seu gato gentilmente na toalha para segurá-lo bem e evitar arranhões. Tranquilize-o, falando e acariciando. Você também pode dar um petisco para distraí-lo.
Aplique um pouco de vaselina na ponta do termômetro. Levante suavemente o rabo e insira o termômetro no ânus. Cuidado para inseri-lo suficientemente profundo para que a medição seja correta (cerca de 2 cm). Aguarde o sinal sonoro para retirar o termômetro e verificar a temperatura na tela. Depois, limpe o termômetro com um desinfetante apropriado.
Não esqueça de recompensar seu gato com carinho e/ou um petisco.
Por que Medir a Temperatura do Gato?
Geralmente, é devido a uma mudança no comportamento geral:
- Falta de apetite
- Cansaço, fraqueza
- Letargia
- Tosse, resfriado
Você conhece bem seu animal e, se estiver preocupado com o comportamento dele, saber como medir sua temperatura em casa pode ser útil. Assim, você pode ligar para o veterinário, explicar os sintomas e informar se ele está com febre. O veterinário poderá então dizer se é urgente ou não uma consulta.
Como a temperatura do gato pode variar de acordo com o momento do dia e sua atividade, por exemplo, se seu gato estiver estressado com uma situação, sua temperatura pode subir acima de 39°C, o que pode acontecer e não deve preocupar você. Ou se ele acabou de fazer uma soneca no chão frio, sua temperatura pode cair abaixo de 38°C.
Claro, se ele apresentar sintomas mencionados acima e sua temperatura exceder 39°C, consulte seu veterinário imediatamente.
Qual Termômetro Usar?
Existem vários tipos de termômetros no mercado:
- Termômetro de mercúrio: é desaconselhável, pois pode quebrar com movimentos bruscos do gato
- Termômetro frontal: ineficaz para animais, por causa dos pelos
- Termômetro auricular: pouco adaptado, já que o canal auditivo do gato tem uma formação particular com risco de transmissão incorreta do infravermelho
- Termômetro eletrônico é, portanto, altamente recomendado: escolha um com ponta macia que não machuque seu gato
Também existem termômetros infravermelhos que permitem medir a temperatura sem contato com o animal. No entanto, como mencionado anteriormente no artigo, a temperatura retal é sempre melhor para garantir a medição. De fato, com o termômetro infravermelho, os pelos podem interferir e alterar o resultado.
Se, apesar de todos esses conselhos, você não conseguir medir a temperatura do seu gato, não insista, você pode machucá-lo ou se machucar com suas garras. Vá ao seu veterinário para uma consulta. Ele poderá explicar como medir a temperatura do seu gato para a próxima vez.