site-logo

Dar aspirina ou paracetamol ao seu cão ou gato?

Dar aspirina ou paracetamol ao seu cão ou gato?
CN
Por Patricia, especialista no tema Animais generalista

Seu cachorro ou gato está com dor ou febre. Você pode dar a ele aspirina? Ou talvez paracetamol ou ibuprofeno? A resposta é... NÃO! A automedicação deste tipo pode causar um alto risco de intoxicação, que pode ser fatal para o seu animal de estimação em caso de overdose. Da mesma forma, esses tratamentos, como qualquer medicamento, devem ser mantidos fora do alcance de cães e gatos para evitar ingestão acidental. Claro, o seu veterinário pode, em alguns casos, prescrever medicamentos de uso humano para o seu companheiro, mas somente em casos específicos e em doses certas.

Em casos de febre e/ou dor, muitas vezes usamos medicamentos de venda livre disponíveis em farmácias. Esses tratamentos são destinados aos humanos, não aos animais de estimação.

Sem respeitar as doses prescritas, alguns podem ser tóxicos para a nossa saúde. Ainda mais, em nenhum caso eles devem ser usados em cães ou gatos, pelo menos sem consulta ao veterinário.

Paracetamol: Perigoso para o Cão e Ainda Mais para o Gato

O paracetamol é tóxico para o fígado em cães e gatos, destruindo as células antes de atacar os glóbulos vermelhos.

No cão, a enzima que permite transformar este medicamento e, subsequentemente, eliminá-lo, está pouco presente. Isso resulta em um risco aumentado de intoxicação caso você pense em tratar seu animal de estimação dessa forma. Ou se ele ingerir acidentalmente.

Imagem cachorro gato

No gato, essa enzima está ausente. A sensibilidade do gato ao paracetamol é muito alta e sua ingestão, mesmo em doses baixas, pode ser fatal em apenas algumas horas.

Os primeiros sintomas que podem aparecer de uma a 12 horas após a ingestão não são específicos deste tipo de intoxicação: perda de apetite, vômitos, dificuldades respiratórias especialmente em gatos, convulsões... até o coma.

Para tratar uma intoxicação por paracetamol, existe um antídoto. No entanto, frequentemente é necessária hospitalização.

Sem Antídoto para Intoxicação por Aspirina em Cães e Gatos

Aspirina e Ibuprofeno também podem ser tóxicos para cães e gatos. Mesmo que a intoxicação por overdose, automedicação ou ingestão acidental não provoque exatamente os mesmos sintomas, não atingindo os mesmos órgãos, alguns são similares.

Como no caso do paracetamol, o gato é mais sensível do que o cão à aspirina. Os sintomas que podem aparecer meia hora após a ingestão até várias horas depois, dependendo do produto e do seu tempo de "reação", são inicialmente perda de apetite, náuseas, depois distúrbios nervosos e/ou cardíacos, convulsões até o coma…

Outros artigos sobre o tema Geral