site-logo

Dormir com seu cachorro traz riscos?

Dormir com seu cachorro traz riscos?
CN
Por Patricia, especialista no tema Animais generalista

Muitas crianças ou proprietários de cachorros gostam de dormir com seu animal de estimação. Apesar de oferecer alguns benefícios, existem também desvantagens que não devem ser ignoradas. Então, devemos deixar o Fido se aconchegar na cama? Vamos examinar juntos os prós e os contras de tal proximidade com o cachorro.

Dormir com seu cachorro: os benefícios

Dormir com seu cachorro reduz o estresse nos seres humanos. Diversos estudos demonstraram que o cachorro promove uma sensação de segurança no dono. Sabe-se, ainda, que quando acariciamos nosso cachorro, aumentamos o nível de ocitocina, o hormônio do bem-estar. Portanto, é um efeito positivo que beneficia ambas as partes, o dono e o cachorro. O vínculo homem-cachorro é fortalecido e, além disso, o cachorro aquece o seu dono tão eficazmente quanto uma bolsa de água quente. É por isso que as crianças gostam muito de dormir com seu cachorro.

De acordo com pesquisadores americanos, dormir com o cachorro também ajuda a adormecer mais facilmente e a acordar de bom humor. O cachorro é até capaz de aliviar a depressão de seu dono, devido ao amor incondicional que ele nos oferece!

Finalmente, um estudo apresentado durante o Congresso Internacional da European Respiratory Society (ERS) em Munique, em setembro de 2014, demonstrou que a proximidade de um cachorro com recém-nascidos fortalece o sistema imunológico e que os riscos de desenvolver asma diminuem quase 80%. Claro, não devemos esquecer que deixar uma criança dormir com seu cachorro deve ser feito sob vigilância para evitar qualquer risco de mordida ou suffocação.

Quais são os riscos de dormir com seu cachorro?

Como vimos, dormir com seu cachorro pode ser benéfico. Mas há também um risco de doenças infecciosas como zoonoses, transmissíveis aos humanos. Elas abrangem doenças variadas que podem afetar o sistema digestivo, respiratório ou ainda o sistema nervoso. É possível ser infectado em caso de lambedura, especialmente se você tiver uma ferida.

No entanto, não devemos ir aos extremos e ter medo do contato com nosso cachorro. A gravidade dessas doenças no homem é muito variável, especialmente em função da pessoa infectada. Isso é frequentemente o caso de pessoas que têm um sistema imunológico frágil (imunodeprimidos, crianças pequenas, idosos ou mulheres grávidas)

Imagem cachorro gato

As boas condições para dormir com seu cachorro

Agora você tem todas as informações necessárias para decidir se, sim ou não, você deseja praticar o co-sleeping com seu cachorro. Algumas dicas para que isso seja o melhor possível:

  • A primeira coisa é que seu cachorro deve estar atualizado com suas vacinações e também com a vermifugação para não transmitir certas doenças. É também importante que ele seja tratado contra parasitas externos (pulgas e carrapatos).

  • Se você deseja compartilhar sua cama com seu cachorro, lave-o regularmente ou leve-o ao pet shop para garantir a melhor higiene possível. Não esqueça de escová-lo regularmente.

  • Mude seu conjunto de cama regularmente.

  • É importante que o cachorro entenda bem que a cama é SEU espaço. Então, você deve ensiná-lo a esperar sua permissão para subir na cama, pois não é questão de seu cachorro dormir lá durante o dia, isso não é a cama dele! Você que deve tomar a iniciativa, não ele.

  • Seu cachorro também deve aprender a dormir sem você de vez em quando, isso para não adquirir maus hábitos, mas também para aprender a se separar de você. Se você encontrar problemas desse tipo, oriente-se para um adestrador de cães.

Dormir com seu cachorro pode ser muito benéfico, desde que se tenha uma boa higiene, o que limita a transmissão de doenças. O seguro saúde para cachorros cobre uma parte das despesas relacionadas à vacinação, à compra de vermífugos e de cuidados antiparasitários.

Para as crianças que desejam dormir com seu cachorro, só podemos recomendar prudência, pois o risco de mordida é frequente, não por agressividade do cachorro, mas como reflexo defensivo a movimentos às vezes bruscos da criança. Portanto, é preferível que o cachorro durma no chão ao lado da cama e não na cama da criança. Você também pode colocar uma cama confortável para ele perto de seu pequeno humano.

Outros artigos sobre o tema Geral