site-logo

Esterilização: quais os benefícios para cães e gatos?

Esterilização: quais os benefícios para cães e gatos?
CN
Por Patricia, especialista no tema Animais generalista

Um cachorro ou um gato não precisa, de forma alguma, de ter uma ninhada pelo menos uma vez na vida. Quais são os benefícios da esterilização de fêmeas e da castração de machos? Além de prevenir o surgimento de algumas doenças, a esterilização e a castração também reduzem certos comportamentos indesejados. Por ocasião do Dia Mundial da Esterilização, aqui estão as principais razões para esterilizar/castrar um animal.

Dia Mundial da Esterilização

O quarto terça-feira de fevereiro de cada ano é o Dia Mundial da Esterilização.

Este dia visa conscientizar os proprietários de cães e gatos a esterilizar seus companheiros.

Fala-se em esterilização para a fêmea e castração para o macho. Mas, de maneira genérica, o termo “esterilização” é o mais utilizado para ambos os sexos.

Por que esterilizar seu cão ou gato?

Quando um cão ou gato não é destinado à reprodução, o melhor para sua saúde e bem-estar é esterilizá-lo.

Ter filhotes demanda muito tempo e atenção dedicados a eles. Existe também a questão do seu futuro, quando chega a hora de encontrarem um novo lar, a partir de 8 semanas, idade legal para a transferência gratuita ou onerosa de um filhote de cachorro ou gato.

A esterilização do cão é algo a ser considerado seriamente e de forma precoce.

Desde a primeira visita ao veterinário, aquela que segue a aquisição do filhote, é possível fazer todas as suas perguntas sobre a esterilização do seu cão ou gato e pedir conselhos.

Quais são os benefícios da esterilização do cachorro ou gato?

A esterilização do cachorro ou do gato oferece certas vantagens.

Do ponto de vista da saúde do cachorro ou gato

A esterilização previne o desenvolvimento de certas doenças, algumas das quais são graves:

  • Infecções uterinas,
  • Tumores mamários, malignos em 90% dos casos,
  • Tumor dos testículos,
  • Tumor da próstata,
  • Píometra na gata,
  • Problemas articulares em algumas raças...

No entanto, é importante conversar com seu veterinário, pois, para algumas raças de cães machos, também existem riscos na esterilização.

Do ponto de vista do comportamento do cachorro ou gato

A esterilização pode diminuir ou evitar alguns comportamentos indesejáveis:

  • Fugas com risco de acidentes na via pública,
  • Brigas,
  • Ninhadas indesejadas,
  • Marcação com urina,
  • Perda de sangue durante o cio,
  • Acasalamentos...

A Esterilização Não é Apenas uma Questão de Saúde

A esterilização de cães e gatos ajuda a controlar sua população e combater os abandonos cada vez mais numerosos. E no caso dos gatos, especialmente, atua na proliferação incontrolável de gatos errantes. Este é um problema enfrentado por muitas comunidades na França.

Imagem cachorro gato

Além disso, os gatos esterilizados tendem a caçar menos, preservando assim a pequena fauna selvagem.

A partir de qual idade esterilizar seu cão ou gato?

  • Aos 5 meses em média para o filhote, dependendo da raça. Isso corresponde ao período em que o cão pode acasalar.
  • A partir de 5 meses em média, antes do primeiro cio na gata.

Como é feita a esterilização/castração do cão ou gato?

A esterilização em cadelas e gatas envolve uma ovariohisterectomia, remoção dos ovários.

No cão ou gato macho, a castração envolve a remoção dos dois testículos ou uma vasectomia (procedimento que liga o canal por onde os espermatozoides vão ao pênis).

O animal é levado à clínica na manhã do procedimento, em jejum. Na grande maioria dos casos, o animal é recuperado no mesmo dia. O veterinário e sua equipe explicarão os cuidados pós-operatórios. Uma visita de acompanhamento pode ser feita antes da remoção dos pontos para garantir uma boa cicatrização.

Existem contraindicações para a esterilização de cães e gatos?

Há poucas contraindicações para a esterilização de cães e gatos. Desde que o aparelho genital esteja corretamente desenvolvido em termos de morfologia, especialmente nas fêmeas, a intervenção não apresenta contraindicações.

O cão ou o gato também não deve estar acima do peso, pois a ausência de gordura facilita, por exemplo, uma ovariectomia na cadela.

A Esterilização Tem Desvantagens?

Existem muitos mitos sobre a esterilização de gatos que persistem. Entre eles, a questão da obesidade. O ganho de peso não é inevitável em cães e gatos.

Uma mudança na alimentação, com a administração de uma ração específica para cães ou gatos esterilizados, bem como atividade física adaptada à natureza do animal, evitará o excesso de peso. Embora seja mais fácil exercitar um cão do que um gato, existem maneiras de prevenir e combater a obesidade em gatos.

Quanto ao caráter, isso não terá impacto nas habilidades de um cão. Assim, um cão de esporte não será menos dinâmico. Um cão de guarda não será menos vigilante...

Qual Alternativa à Esterilização Definitiva?

Em cães e gatos machos, existe a contracepção: a colocação de um implante entre as omoplatas, sem anestesia ou dor para o animal, permite induzir uma esterilização temporária. Um princípio ativo é liberado de maneira contínua por um certo período, inibindo a produção de hormônios sexuais, como a testosterona. Leva várias semanas até que o implante faça efeito e o cão ou gato se torne infértil. Portanto, deve-se agir com antecedência...

Outros artigos sobre o tema Geral