Meu cachorro come na tigela do meu gato: o que fazer?
Existem muitos cães e gatos que conhecemos que contrariam esse ditado! Cães que coabitam perfeitamente com gatos. No entanto, muitas vezes, como tendemos a alimentar o gato com acesso livre ao alimento, ao contrário do cão que recebe suas porções diárias em horários fixos, o último tende a comer da tigela do primeiro. Por que meu cachorro gosta tanto da tigela do meu gato? E como evitar que meu cachorro coma a comida do meu gato? Cão e gato têm necessidades diferentes e a comida de um pode não ser adequada para o outro, ou até ser grave para a saúde do cão.
Seu cão e seu gato se dão bem. Isso é excelente!
Excepto que a comida se torna um problema. De fato, seu cão tende a "beliscar" na tigela do seu gato deixada em livre serviço.
Isso é um pouco diferente para a alimentação úmida que geralmente não deixamos ao ar livre por muito tempo para não estragar e/ou secar e que podemos distribuir gradualmente.
Mas a comida do gato é muito apetitosa, especialmente seus grãos. E então, que cachorro não é finalmente guloso, quando não é um "ladrão"!
Meu cachorro come algumas croquetas do meu gato, ocasionalmente
Se o seu cachorro apenas belisca a comida do seu gato muito raramente, isso pode ser considerado como sem impacto na sua saúde. Em qualquer caso, assim que você o pegar no ato, não hesite em repreendê-lo. Um "não!" dito autoritativamente deve ser suficiente.
Mas é preciso reconhecer que nem sempre é fácil pegá-lo no ato. Isso suporia uma vigilância constante, o que não é possível.
Meu cachorro come regularmente a comida do meu gato. Isso é perigoso para a saúde dele?
Cães e gatos não têm as mesmas necessidades energéticas. A composição dos alimentos para cães e gatos é diferente. Os alimentos para gatos são, por exemplo, ricos em proteínas, gorduras, taurina e contêm carboidratos para atender às suas necessidades. O que não corresponde de todo às necessidades nutricionais do cachorro.
Sem entrar em detalhes, tenha certeza de que a comida do gato não é adequada para o seu cão. Portanto, se o seu companheiro tem o hábito de comer a comida do seu gato, isso realmente pode ser um perigo para a saúde dele.
O cachorro assimila menos bem as gorduras do que o gato. A comida para gato que o seu cachorro pode comer pode causar distúrbios digestivos mais ou menos graves. Isso vai desde dificuldades em digerir até problemas renais, hepáticos ou mesmo pancreáticos. Além disso, o risco de obesidade também não deve ser subestimado.
Como fazer para que meu cachorro não toque na comida do meu gato?
Não há 50 soluções para impedir seu cachorro de comer na tigela do seu gato.
Para ter certeza absoluta, a primeira coisa a fazer, e a mais simples, é colocar a tigela do seu gato em uma altura razoável.
O gato é um "saltador", ele não terá dificuldade em encontrar sua tigela desde que o lugar seja facilmente acessível. Você pode ensiná-lo brincando com ele, atraindo-o com algumas de suas croquetes, um petisco ou um pouco do seu patê, se for o caso.
A (ou as) tigela de água será deixada no seu local habitual. Geralmente cães e gatos que vivem juntos a compartilham facilmente e isso não é um problema. Basta pensar em renovar a bebida regularmente para que o seu cão e o seu gato tenham água fresca.
Você também pode multiplicar os pontos de água na casa. Talvez também os da comida do seu gato. Um verdadeiro jogo de rastreamento para ele, que o ocupará durante suas ausências. E que muitas vezes farão com que o seu cão o siga, obrigando-o a se mover um pouco também. O que não é ruim antes do passeio.
Você pode tentar alimentar o seu cão e o seu gato em salas diferentes. Mas isso implica fechar as portas, o que não é adequado para o gato alimentado em livre-serviço e os animais que não gostam de ser confinados em um lugar, serem trancados.
Os mestres entre os mais "conectados" podem optar por um distribuidor de croquetes que reconhecerá seu gato graças ao seu chip eletrônico. Aquele mesmo que serve para sua identificação. O mesmo sistema também existe para as catracas. Isso, no entanto, tem um custo. De trinta a mais de 100 euros para um e outro desses acessórios.