site-logo

Por que o cachorro ou gato lambe suas patas?

Por que o cachorro ou gato lambe suas patas?
CN
Por Patricia, especialista no tema Animais generalista

Gatos e cães têm, às vezes, o incômodo hábito de se lamberem de forma compulsiva, especialmente na região das patas. Vamos nos concentrar especialmente em nossos pequenos felinos que passam um tempo considerável cuidando de sua higiene. Se você é um feliz proprietário de um gato, certamente já observou esse comportamento no seu animal. Mas, por que um gato se lambe tanto? Seria por instinto de limpeza ou pode esconder algo mais? E em que momento esse hábito se torna excessivo? Existem várias razões pelas quais um felino pode se lamber. As explicações neste artigo.

Por Que o Gato Lambe as Patas Sem Parar?

Um gato se lamber frequentemente não é nada excepcional. No entanto, com sua língua áspera que age como uma escova em cabelos, um lamber excessivo pode causar danos aos pelos e à pele. Você notará então a perda de pelos ou lesões nos lugares afetados.

Para Se Limpar

Essa é a primeira razão que nos vem à mente: assim como milhões de gatos, um gato que se lambe é, primeiramente, para se limpar. Um gato adulto passa entre 30 e 50% do seu tempo cuidando da sua higiene. E quando pensamos sobre isso, nossos gatos domésticos passam uma boa parte do dia nesta atividade e se lambem as patas para, então, limpar o pelo! Então, é completamente normal e não há motivo para preocupação.

Para Permanecer Saudável e Regular Sua Temperatura

O gato é um animal que gosta de estar limpo, mas o fato de se lamber também permite eliminar parasitas, alérgenos e também células mortas da pele, o que promove uma saúde da pele saudável. Um gato também lambe suas feridas para limpá-las e prevenir infecções. Se ele se lambe frequentemente as patas, verifique se não tem feridas ou lesões nos coxins (como um espinho, por exemplo) e, se for o caso, leve-o ao veterinário.

Finalmente, o ato de se lamber ajuda os gatos a regular sua temperatura corporal. Pois nossos amigos felinos não transpiram exatamente como nós e a evaporação da saliva sobre seu pelo permite manter uma temperatura corporal ideal.

Por Causa de um Problema Comportamental ou uma Alergia

E é aqui que você deve notar e consultar seu veterinário. De fato, você verá a diferença em relação à higiene clássica. O gato vai se lamber as patas, mas também outras partes do corpo, de forma compulsiva, com o risco de provocar alopécia (perda significativa de pelos).

Imagem cachorro gato

Isso pode ser devido a estresse, uma ansiedade como uma mudança de casa, uma caixa de areia suja ou um ruído que o incomoda. Mas nossos animais de estimação também podem sofrer de um transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), que pode levar a problemas de saúde. Assim como o ser humano que roe as unhas, o gato sente essa necessidade obsessiva de se lamber as patas quando está nervoso ou contrariado.

Uma alergia alimentar também pode ser a causa de um lamber excessivo das patas (50% das coceiras no gato são devidas a uma alergia). Os felinos são mais frequentemente alérgicos a carne bovina, cordeiro, frutos do mar, soja, trigo ou produtos lácteos. Nesse caso, é imperativo consultar seu veterinário, que pode estabelecer uma dieta de eliminação para determinar o que está causando a alergia em seu gato.

Como Impedir o Gato de Lamber as Patas?

Na verdade, vai depender da razão pela qual seu gato se lambe incessantemente. De fato, se for uma alergia, o fato de mudar sua dieta e/ou fornecer uma solução veterinária por medicamentos, se necessário, deve ser suficiente para acalmá-lo e reduzir o lamber excessivo das patas. O mesmo se aplica a uma ferida: os cuidados fornecidos serão suficientes para que seu felino não se lamber incessantemente.

No entanto, enquanto a ferida ou alergia não passa, há várias soluções para evitar que continue lambendo as patas:

  • A coleira elizabetana: é um cone de plástico que é colocado ao redor do pescoço e impede o gato de se lamber. No entanto, seu campo de visão é reduzido, o que pode causar estresse no animal. Portanto, consulte seu veterinário, que conhece bem o seu animal.

  • Botinhas de proteção: são fáceis de colocar e permitem, em caso de feridas ou lesões, que o gato não lambe as patas enquanto aguarda a cicatrização (você também pode usar um par velho de meias).

Se a causa do lamber excessivo das patas for um problema de comportamento, então é absolutamente necessário encontrar o elemento desencadeador para remediar a situação. Um auxílio medicamentoso pode ser bem-vindo, consulte seu veterinário ou um comportamentalista especialista em gatos.

Pense também em ocupar seu felino (brincando, oferecendo um novo posto de observação ou uma árvore para gatos). Você também pode acalmar seu gato instalando um difusor de feromônios que vai tranquilizá-lo. A erva para gatos também pode ser uma solução, especialmente a catnip, que tem um efeito calmante e relaxante.

Outros artigos sobre o tema Geral