Saliva de cães e gatos: perigosa para nossa saúde?
Capnocytophaga canimorsus: este é o nome do germe encontrado na flora bucal normal, ou seja, uma bactéria presente na saliva de cães e gatos. Esta, por sua vez, pode representar um perigo para a nossa saúde. Portanto, mesmo que adoremos nossos pets, algumas medidas de precaução são necessárias.
Entre fevereiro de 2017 e abril de 2018, foram relatados 3 casos de pessoas que faleceram devido a uma infecção por Capnocytophaga canimorsus na França. Havia o caso de um americano de 48 anos que precisou ter mãos e pernas amputadas após ser lambido por um cão.
Este germe é transmitido pela saliva de cães e gatos.
Nem todas as pessoas são vulneráveis e não é necessário entrar em pânico. As pessoas afetadas foram mordidas ou tiveram a pele lesionada ou arranhada lambida.
A bactéria afeta mais facilmente certas pessoas: aquelas que passaram por uma esplenectomia, fumantes ou ainda indivíduos alcoólicos.
Ainda assim, de acordo com o professor, "as infecções por C. canimorsus são muito provavelmente subdiagnosticadas".
Importantemente, um tratamento imediato é eficaz, uma vez que a bactéria responde muito bem aos antibióticos. A prudência é essencial, e algumas regras de higiene e bom senso são necessárias ao contato com animais domésticos.
A reter
Especialmente recomendado é lavar as mãos após manipular animais.
Os bons gestos:
- apenas água e sabão!
- lavar a palma, o dorso da mão, os dedos e entre eles;
- manter a lavagem por 30 a 60 segundos;
- enxaguar com água limpa e, se possível, morna;
- secar com uma toalha limpa ou papel descartável.