site-logo

Vitaminas, suplementos para cães e gatos: são úteis?

Vitaminas, suplementos para cães e gatos: são úteis?
CN
Por Patricia, especialista no tema Animais generalista

Depende de como o animal é alimentado, seu estilo de vida, idade e saúde geral. Em todos os casos, é importante seguir o conselho do veterinário. No outono, costuma-se falar sobre tratamento com vitaminas ou suplementos alimentares para humanos. Alguns donos tendem a querer aplicar esse princípio aos seus animais de estimação, o que não é necessariamente bom. Isso vale tanto para essa estação quanto para qualquer outra!

A importância de consultar um veterinário

Um suplemento alimentar pode ser necessário, especialmente se o cão ou gato é alimentado com uma dieta caseira. Mas, para não cometer erros (deficiências ou excessos), a opinião do veterinário é importante. No caso de uma dieta industrial de qualidade e desde que o animal não apresente problemas específicos, não será necessário complementar sua ração. Isso não impede de distribuir – de maneira judiciosa – um petisco. Mas ele também deve ser adequado para os animais.

Imagem cachorro gato

Cuidados com a suplementação

Não devemos dar qualquer suplemento de qualquer maneira! Suplementos (como para aliviar dores, fortalecer a cartilagem, manter a beleza da pelagem, enfrentar o rigor do inverno, ajudar na eliminação de bolas de pelo em gatos, etc.) e vitaminas, de um modo geral, não devem ser administrados de qualquer forma. E, certamente, não comprados em qualquer lugar! Pode ser que seu animal de estimação realmente precise (animais em crescimento, convalescência, idosos...). Mas não faça a aquisição sem antes consultar o veterinário ou sua equipe. Eles avaliarão a necessidade, aconselharão o produto adequado e indicarão a dosagem a ser respeitada, bem como a duração do tratamento.

Outros artigos sobre o tema Geral